segunda-feira, 18 de agosto de 2008

licença para agradecer e abraçar Fabiana Cozza


Uma verdadeira Iabá!


Acabo de passar por uma vivência que não tenho duvidas, me deu muitas ferramentas para a pessoa artística que busco ser. Falo de um workshop conduzido por Fabiana Cozza.

O trabalho começou com uma conversa sobre respiração, que foi fundamentada com uma frase de José Ângelo Gaiarsa, pisicanalista paulista introdutor das técnicas corporais em psicoterapia no Brasil, que diz que no ato de expirar, podemos nos libertar do nosso próprio ego. Isto, para um artista, deve ser uma busca constante. Caso contrário, veremos um artista apaixonado por si próprio, arrogante e contradizendo a frase de um mestre do teatro Constantin Stanislavski,"AME A ARTE EM VOCÊ E NÃO VOCÊ NA ARTE..."

Fabiana sublinhou aquilo que grandes mestres das artes já ensinaram: o palco existe por si só, a musica existe por si só, a arte existe por si só, por isso respeite este território e peça licença quando for incensar.

O trabalho foi completamente físico, não falamos e nem construímos uma energia esotérica. Produzimos sim uma energia física que dilata os poros, realça o tônus, estimula a circulação e faz termos vontade de fazer xixi. Perfeito! Este trabalho iguala os homens como nos ensinam os orixás e nos revela que se desejamos ter um corpo expressivo é fundamental colocarmos este corpo para vivenciar movimentos.
Isso pra mim é de uma poesia belíssima.

Um corpo livre, que dança e que sabe seu valor. E, assim como Fabiana, não me refiro ao corpo que escolhe um lindo biquíni para desfilar na praia. Falo do corpo consciente, que caminha sentindo os pés que sabe da beleza de ser corpo sem se apegar à medida padrão de 60 de cintura, 90 de quadril. Um corpo que no olhar carrega o foco, na respiração carrega o equilíbrio, na consciência carrega a possibilidade de reproduzir qualquer movimento.

Minhas colegas de oficina me ensinaram muito. Raquel Coutinho (cantora mineira) disse, em um dos momentos que paramos para comentar nossas impressões, que tudo que ela ouvia ser comentado naquela sala, ela escutava como se estivesse sendo dito pra ela, faço das palavras de Raquel as minhas. Quero falar das pessoas que se interessaram por fazer a oficina e registrar que aquilo que os físicos-quânticos dizem sobre ondas cerebrais atraírem pessoas com ideais semelhantes aos seus, está correto! Graças a Deus! Sim, apesar de todas as diferenças de idade e profissão dos meus colegas de oficina tínhamos muito em comum.

A porção de talentos realizando a oficina prova que Fabiana está fincando seus pés na história da música no Brasil, e seu jeito simples e acessível faz com que a admiração floresça por todos os lados.

Fabi me inspirou muito, me trouxe novas qualidades de olhar, me trouxe questionamentos para o fazer artístico, me trouxe esperança, fé e muito axé!!!

Acredito que Fabiana Cozza é uma destas grandes mulheres da história! Ela tem muitos atributos para isso e o principal deles é a busca pelo auto-conhecimento. Que sem dúvidas deixa a mente livre e nos dá confiança e força no nosso eu e principalmente no nosso TRABALHO! É preciso ter consciência de cada tijolo que sustenta nossa casa, de cada passo que damos na nossa vida.

Paciência e verdade.

Obrigada Cozza, por me trazer novas melodias aos ouvidos e obrigada ainda mais por me fazer questionar as melodias que já existiam.

Axé!

Quem quiser saber mais de Fabiana Cossa, ela tem blog, myspace e site.
Boa viagem...


Nenhum comentário: