quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Janaina Moreno, um samba de moça


Uma das mais promissoras vozes da música brasileira, Janaína Moreno vem se destacando desde 2004 nos palcos de Belo Horizonte. Acompanhada de músicos como Mestre Jonas, Miguel dos Anjos, Dé Lucas, Rodrigo Torino, Alcione Oliveira, Janaína canta composições próprias, além de clássicos da MPB e de canções da nova geração de sambistas de Minas Gerais. Cantora e atriz, vem conquistando um público fiel cada vez maior, com seus espetáculos vivos e eletrizantes.

Tudo isso é fruto do seu ímpeto de pesquisadora apaixonada e interessada pela cultura popular brasileira, seus ritmos, suas brincadeiras. O que acabou por fazer dela uma partideira (cantora de partido alto, espécie de canto improvisado). Desde que passou a se dedicar ao samba, em 2004, vem dividindo palco com artistas como Guinga e Moacir Luz.

Além de seu trabalho solo, que acontece às quintas no Cartola Bar (uma das mais tradicionais casas de samba de Belo Horizonte, situada no bairro Caiçara), Janaína integra a banda “Samba da madrugada”, criada por Miguel dos Anjos, Mestre Jonas e Mário Moura. Sucesso há um ano e meio na noite de Belo Horizonte, eles vêm se apresentando nas sextas e sábados. O público mineiro já sabe: ir a um show de Janaína Moreno é poesia garantida.

Formação
Cantora, compositora, atriz e capoeirista, Janaína Moreno se dedica às artes há 18 anos, se formou em teatro pelo T.U. UFMG. Como atriz foi standy de Inês Peixoto, do Grupo Galpão, em “Um homem é um homem”, com direção de Paulo José. Seu trabalho mais recente no teatro é o espetáculo “O ultimo vôo do flamingo” baseado no romance homônimo do escritor moçambicano Mia Couto, com direção de Paulo César e Papoula Bicalho. Por este trabalho foi indicada ao prêmio Usiminas/Sinparc de melhor atriz no ano de 2007. Foi protagonista do curta “Normal”, com direção de Márcia Vieira e Tadeu Albergaria. Este filme foi o ganhador da “V Mostra Minas de Cinema e Vídeo” em Belo horizonte.

Sua formação musical se fez paralelamente a sua formação de atriz. Auto-didata durante vários anos, foi também aluna de canto da Babaya e, atualmente, do cantor e professor Anthonio.

Nenhum comentário: