quinta-feira, 27 de agosto de 2009

SÃO LUIZ DO MARANHÃO!!!

EU E D.TETÉ(Caixeira de Cacuriá)


Desde que resolvi me mudar para o Rio de Janeiro, a fim de aumentar meu campo de atuação como cantora, muitas conquistas foram alcançadas. Tive a honra de levar toda minha "mineiridade" pro Nordeste do nosso país a convite de um produtor local e agora um amigo, Mário Moraes.
Fiz três apresentações na cidade de São Luiz popularmente conhecida como a “Ilha do Amor”. Fui acompanhada por um grupo de sambistas de mão cheia, podem acreditar o cenário do samba no Maranhão está vivo e as casas que se dedicam a este gênero estão sempre cheias. Não sei dizer se é a moda do samba, ou se as pessoas estão mesmo parando para apreciarem esta cultura que é tão Rica e tão cheia de história.
Em verdade a comercialização da musica está no Rio e em São Paulo, porém se engana quem pensa que nas outras regiões do país a musica e os talentos estão adormecidos. Conheci em São Luiz o Robertinho do cavaco, um garoto de 17 anos que toca muito. Ele é natural da cidade de São Luiz, é filho de Chico Chinês, um sambista de mão cheia que representa a velha guarda do samba do Maranhão. Robertinho toca com muitos artistas locais e se dedica muito de seu tempo ao estudo do cavaquinho. E aguardem o garoto fenômeno, Robertinho do Cavaco está trabalhando no seu primeiro disco! Estou aqui ansiosa para ouvir este trabalho. Quando tiver mais novidades certamente eu volto pra contar.
Fiz dois ensaios com a banda que me acompanhou e foi realmente um encontro musical muito gostoso. Apresentei no repertório desde os clássicos do samba até os sambas inéditos que ando recolhendo em Minas Geraes e também a minha humilde cria, Festeiro. O publico recebeu muito bem as musicas inéditas, o que prova que o publico deseja a novidade! Por isso cada dia eu temo menos inovar na criação do meu repertório.
Estou navegando de mansinho pelo mar de composições, sem pretensão de me tornar compositora é que realmente as vezes me chegam uns sopros de anjos aos ouvidos e quando assusto são inspirações e quando me dou conta é canção. Durante esta viagem escrevi mais duas letras. Para vocês terem idéia de como esta viagem foi inspiradora.
São Luiz estava a todo vapor por conta da tradicional festa de São João, a cidade estava toda enfeitada e eu tive a sorte de participar de alguns festejos populares como o Tambor de Crioula e o Cacuriá!
Um dos momentos mais emocionantes pra mim foi ter encontrado com D. Teté, uma jovem senhorinha de 85 anos, que canta e toca a caixa do Divino, um tipo de tambor que as mulheres tocam na festa do Divino Espírito Santo e que deu origem ao Cacuriá, que é uma dança de passos sensuais , expressivos e letras irreverentes.Forma-se uma roda e os homens e mulheres dançam, hora juntos hora separados, mas sempre muito alegres. Eu não perdi a oportunidade e entrei na roda do Cacuriá.
E VIVA A CULTURA POPULAR!
São Luiz me recebeu de braços abertos, consegui me comunicar através de minha arte. Fiz apresentações emocionantes e amizades especiais .
Obrigada a Mário Moraes Produções, a Sarah “Toddynho”(minha companheira de aventuras, rs) e as senhoritas Fiterman’s.
Até a próxima, São Luiz!
E quem sabe para o lançamento do meu disco?! Axé!

Um comentário:

Robertinho disse...

Muito obrigado pela palavras sinceras Janaína, obrigado mesmo fico muito feliz de ter gostado da nossa cultura e da nossa música, só nao gostei da idade,rsrsrs na verdade eu vou fazer 16 ainda e nao 17 como vc flw,rsrsrsrs

mais enfim td d bom a vc e quando voltar a São Luiz será sempre bem recebida se depender de nós.

Grande bjo em nome de todos e muito sucesso e paz a você!!!!!