terça-feira, 20 de outubro de 2009

Divinópolis! Oh, Minas Geraes...

Este sábado estive em Divinópolis, região centro-oeste de Minas Geraes. Fui a convite de Eugênio Guimarães , ex-secretário municipal de cultura da cidade , sociólogo, jornalista e promotor de eventos... A simplicidade em pessoa! Uma vez por ano ele produz o Festival da Primavera de Divinópolis, este ano a temática foi “mineiridade” e o Festival apresentou figuras de peso do cenário cultural nacional, como o escritor Afonso Romano de Sant’Anna, os cantores e compositores Tunai e Paulinho Pedra Azul, e mesclou apresentando a nova geração de artistas mineiros em ascensão no cenário nacional, que foi o meu caso. Ô sorte! E também o caso do violeiro João Araújo, além é claro, de apresentar os talentos locais como, Jubarba e Marcelo Diniz. O clima do Festival estava uma delícia e eu não perdi a oportunidade de intensificar minha pesquisa por sambas e sambistas pelo interior do estado de Minas Geraes e por onde mais eu caminhar... Em Minas Geraes já estive em Barbacena, Araxá, Sabará, Minas Novas, Carmópolis(cantei no trio elétrico), Quaxupé, Carmo do Cajuru, Jequitinhonha( fiz o carnaval em 2007),Diamantina,Três Corações, Conselheiro Lafaiete, Ubá, São João Del Rey, Ouro Branco, Ouro Preto e Divinópolis. Em muitas destas cidades eu cantei em outras eu fui para me encantar e estudar. A cada viagem me convenço mais que o Samba já nasce no coração do povo brasileiro. Cada cidade desta tem seu espaço dedicado ao samba, isso falando de Minas Geraes, mas estive no nordeste e por lá a comunidade do samba também esta na ativa!
Em Divinópolis/MG não foi diferente. A Sambista mais famosa da cidade é a Tia Elza, conheci a jovem senhora sambista numa matéria de jornal que falava sobre seu movimento de resistência a favor do samba. Tia Elza representa a boemia e a cultura do samba é dona de um bar onde apresenta seu trabalho e o trabalho de outros sambistas da região. Tenho uma amiga que é sambista mora em BH, mas é de Divinópolis também. Querida Marina Gomes. Minha parceira de rodas de samba na capital mineira. Marina como boa sambista valoriza sua cidade natal e esta sempre em Divinópolis agitando as rodas de samba da Tia Elza. Desejo muito sucesso a todos os sambistas do Brasil, amor e honestidade. Há espaço para todos nós atuarmos.
Voltando ao Festival, foi realmente uma delícia de evento. Minha mãe pode comparecer e levou ainda meus queridos irmãos e meu filhotinho lindo. E como o meu filho se divertiu. O show foi em praça publica. O céu estava estrelado e a praça lotada. O publico trocou muito comigo e o samba comeu solto! A recompensa veio no final. Distribuí autógrafos pra criançada e a cada momento meu filho aparecia com mais uma criança no camarim dizendo: “-Mãe, autografa o skate deste meu amiguinho?”. Na sequência ele dizia ao amiguinho: “-Não te falei que ela era minha mãe”. Muito especial este momento. Eu e meu filho, isso vai virar outra postagem, aguardem.
Voltamos ao Festival.
Pra brindar com mais “mineiridade” ainda eu tive a honra de cantar para meu querido e eterno professor de canto Anthonio.



Anthonio é cantor, professor, artista mulplico. Canta samba, rock, pop e congado. Canta o Brasil.Bate tambor e ser orgulha de ser um cidadão de Divinópolis( a cidade com o indice de violência mais baixo de toda a região sudeste do Brasil). Durante o Festival, Anthonio, merecidamente foi coroado pelos congadeiros, Rei Perpétuo de São Benedito. Um título nobre para um homem nobre. Sem mencionar o artista maravilhoso que este homem é! Um bom reinado a você, que é este ser humano maravilhoso , um professor que soube extrair o melhor de mim e um artista de talentos incríveis e afinação divina. Só podia ser um REI!
Para maiores informações sobre o Festival e sobre os artistas mencionados clique nos nos nomes, FESTIVAL DE PRIMAVERA,ANThONIO,TIA ELZA, MARINA GOMMES.



Axé!!!

2 comentários:

Marina Gomes disse...

oi nega, tudo bem? infelizmente não pude comparacer no seu show na minha cidade querida! estava fazendo uma roda de samba com a nossa grande tia elza! sucesso! bjo e saudade!

Festival da Primavera de Divinópolis disse...

Jana, obrigado pelas palavras de carinho. Divinópolis é que ganhou com sua apresentação. BJUS.

Eugênio